
Solução para apoiar a gestão estratégica das IES, que integra diversas bases de dados nacionais e internacionais.
Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da IES no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes.
Solução para apoiar a gestão estratégica das IES, que integra diversas bases de dados nacionais e internacionais.
Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da IES no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes.
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Para analisar a contribuição dos docentes em um programa de pós-graduação, o gestor enfrenta o desafio de tabular a produção técnico-científica de cada professor manualmente. Essa abordagem individualizada inclui a análise do currículo Lattes de cada docente e a avaliação da qualidade de suas contribuições por meio da consulta ao Qualis Periódicos em um período específico. No entanto, com o suporte de uma solução tecnológica, esse processo de avaliação torna-se substancialmente mais simples, rápido e confiável.

A Avaliação Capes é um mecanismo que busca avaliar a qualidade e a relevância dos programas de pós-graduação stricto sensu em todo o Brasil. Seu objetivo é fornecer subsídios para aprimorar a qualidade do ensino e da pesquisa, direcionar investimentos e recursos, além de incentivar a produção científica e a internacionalização. Em sua essência, a Avaliação Capes dos Programas de Pós-graduação é um mecanismo sistemático e criterioso de análise e acompanhamento da qualidade e da relevância dos cursos stricto sensu, os quais englobam os cursos de mestrado e de doutorado, abrangendo diversas áreas do conhecimento, desde ciências exatas e humanas, até as ciências biológicas e da saúde.

A Plataforma Sucupira é uma ferramenta digital que busca atender as necessidades de pesquisadores e instituições de ensino superior. Seu propósito é otimizar a gestão e a avaliação dos programas de pós-graduação no país. Por meio dela é possível tanto atualizar, como compartilhar informações acadêmicas.

A sigla APCN significa: Aplicativo para Propostas de Cursos Novos. Por meio dele, as pró-reitorias das IES apresentam propostas de novos cursos de mestrado e doutorado. O aplicativo, embora seja uma tecnologia que visa facilitar os processos, exige que cada campo seja observado com cuidado e que as respostas sejam substancialmente planejadas. Isso porque, o conteúdo das respostas é o que comprova a capacidade da instituição em oferecer cursos de qualidade.

O Currículo Lattes é uma plataforma brasileira desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que tem como objetivo centralizar e disponibilizar informações detalhadas sobre a trajetória acadêmica e científica de pesquisadores, professores e profissionais ligados à área de Ciência e Tecnologia no Brasil. Lançado em 1999, o Currículo Lattes tornou-se uma ferramenta fundamental para a gestão da produção científica no país.

Uma das etapas mais importantes no processo de publicação de artigos científicos é sua avaliação. Esse processo envolve tanto uma análise mais subjetiva, como a aplicação de instrumentos objetivos que atenuam imperfeições ou injustiças. Em outros termos, pode-se dizer que a reformulação em um ou mais tópicos, pode ser mais adequada do que simplesmente rejeitar o artigo. A avaliação do artigo científico pode ser considerada como um processo pedagógico, no qual o avaliador pode sugerir alguma reformulação ou orientação do tipo de escrita mais adequado, antes de apenas se limitar a dizer “sim” ou “não” quanto à sua publicação.
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