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Avaliação Capes dos Programas de Pós-Graduação Quadrienal 2021-2024: saiba o que é e como funciona
  • março 5, 2024
  • Kelen Oliveira

Avaliação Capes dos Programas de Pós-Graduação Quadrienal 2021-2024: saiba o que é e como funciona

Entenda como a Avaliação Capes dos Programas de Pós-graduação é utilizada e quais as principais mudanças com o sistema multidimensional no quadriênio 2021-2024. 

O sistema de pós-graduação no Brasil é conhecido por sua contribuição significativa para o avanço do conhecimento, tanto nacional, quanto internacionalmente. Nesse contexto, a Avaliação Quadrienal Capes dos Programas de Pós-graduação (PPG) é um processo essencial para assegurar a qualidade e o desenvolvimento da educação superior no país. 

Todo o processo é conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),  órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), que desempenha um papel fundamental como “guardião” da pesquisa científica no país.

Com a proximidade do encerramento da Quadrienal 2021-2024 a Avaliação Capes ganha um destaque ainda maior, afinal, este ciclo é uma oportunidade para que os programas de pós-graduação reafirmem sua excelência, adaptando-se às mudanças nas demandas acadêmicas e na sociedade em geral. Sobretudo porque este quadriênio é o primeiro do novo modelo de avaliação multidimensional.

Ao longo deste artigo, exploraremos em detalhes o que exatamente é a Avaliação Capes, suas modificações em relação ao novo método e como é possível melhorar o conceito de um programa de pós-graduação stricto sensu.

Conteúdo deste Post

  • O que é e para que serve a Avaliação Capes dos Programas de Pós-graduação?
    • Objetivos da Avaliação Capes
  • Mudanças na Avaliação Capes Quadrienal 2021-2024: saiba mais sobre a Avaliação Multidimensional
    • Como surgiu a avaliação multidimensional?
  • Como funcionará o novo modelo de Avaliação Multidimensional da Capes na Quadrienal 2021-2024?
  • Como melhorar o conceito de um programa de pós-graduação stricto sensu?
    • Acompanhamento dos indicadores
    • Adoção de tecnologias contribui para o processo

O que é e para que serve a Avaliação Capes dos Programas de Pós-graduação?

A Avaliação Capes é um mecanismo que busca avaliar a qualidade e a relevância dos programas de pós-graduação stricto sensu em todo o Brasil. Seu objetivo é fornecer subsídios para aprimorar a qualidade do ensino e da pesquisa, direcionar investimentos e recursos, além de incentivar a produção científica e a internacionalização.

Em sua essência, a Avaliação Capes dos Programas de Pós-graduação é um mecanismo sistemático e criterioso de análise e acompanhamento da qualidade e da relevância dos cursos stricto sensu, os quais englobam os cursos de mestrado e de doutorado, abrangendo diversas áreas do conhecimento, desde ciências exatas e humanas, até as ciências biológicas e da saúde.

Objetivos da Avaliação Capes

Um dos principais objetivos da Avaliação Capes é promover a melhoria contínua da qualidade do ensino e da pesquisa em nível de pós-graduação. Através da análise criteriosa dos programas, a Capes busca identificar pontos fortes e fracos, incentivando as instituições a aprimorarem os seus métodos pedagógicos, estruturas curriculares e padrões de pesquisa.

Além disso, a Avaliação Capes desempenha um papel fundamental na alocação de recursos públicos para a educação superior, o que é uma responsabilidade do governo brasileiro. A partir dessa avaliação, é possível gerir a distribuição desse orçamento, direcionando-o para os programas de qualidade comprovada. Isso garante um uso eficiente dos recursos e contribui para o fortalecimento das instituições de ensino superior no Brasil.

Outros objetivos da Avaliação Capes dos Programas de Pós-graduação incluem: 

  • Estimular a Produção Científica: a avaliação também funciona como um estímulo para a produção científica. Programas que obtêm conceitos mais elevados são mais propensos a atrair talentos, tanto docentes quanto discentes, assim como a gerar pesquisas inovadoras. Essa produção científica contribui não apenas para o avanço do conhecimento, mas também para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país.
  • Promover a Internacionalização: a internacionalização da pesquisa e da educação é um dos pilares da Avaliação Capes. Programas bem avaliados são incentivados a estabelecer parcerias internacionais, promovendo a mobilidade acadêmica, o intercâmbio de conhecimento e a inserção do Brasil na comunidade acadêmica global.
  • Garantir a Relevância Social: além de buscar a excelência acadêmica, a Avaliação Capes dos Programas de Pós-graduação também se preocupa com a relevância dos estudos e produções científicas para a sociedade. Isso envolve a avaliação do impacto das pesquisas e do envolvimento dos programas com questões de interesse público, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país.

Mudanças na Avaliação Capes Quadrienal 2021-2024: saiba mais sobre a Avaliação Multidimensional

O cenário da pós-graduação no Brasil está passando por uma transformação significativa no ciclo quadrienal 2021-2024, com a introdução de uma mudança fundamental no processo da Avaliação Capes dos programas de mestrado e doutorado.

Até recentemente, a avaliação era baseada em uma única nota, variando de 1 a 7. Essa nota consolidada refletia uma série de indicadores, com ênfase em elementos como o impacto das publicações científicas. Essa abordagem foi fundamental para o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil ao longo das décadas, mas revelou-se limitada para capturar a diversidade e as particularidades das pesquisas científicas brasileiras.

Como aspecto principal da mudança na Avaliação Capes, está a adoção de um modelo multidimensional. Ou seja, em vez de uma única nota, os programas agora serão avaliados em cinco dimensões distintas. Cada dimensão receberá uma nota independente, permitindo uma análise mais detalhada e precisa.

Essas cinco dimensões representam diferentes facetas dos PPG e incluem aspectos como qualidade do corpo docente, internacionalização, inovação, impacto social e, é claro, a pesquisa acadêmica. 

Como surgiu a avaliação multidimensional?

A transformação no sistema de avaliação dos Programas de Pós-graduação  brasileiros com a introdução do modelo multidimensional teve início a partir de um processo cuidadosamente planejado. A Capes deu os primeiros passos nessa direção durante o ciclo quadrienal 2013-2016. Após a divulgação dos resultados do quadriênio, a direção da instituição encomendou um estudo ao conselho tecnocientífico da instituição. 

O estudo contou com a participação de especialistas e organizações ligadas à pós-graduação, e destacou duas sugestões elementares: a primeira delas enfatizou a necessidade de que as universidades realizassem uma autoavaliação de seus programas, estabelecendo expectativas claras e verificando se tais expectativas seriam cumpridas; já a segunda propôs a adoção de métricas sensíveis a diversos propósitos que os cursos de pós-graduação podem ter, indo além da pesquisa de qualidade, como o apoio ao desenvolvimento regional e a colaboração com o setor produtivo.

Em 2018 a Capes deu continuidade a esse processo ao enviar uma comissão técnica à Europa para estudar o U-Multirank, uma ferramenta de avaliação de universidades que se alinhava com a visão de mudança do modelo brasileiro. 

Com base em cinco indicadores (ensino e aprendizagem, pesquisa, transferência de conhecimento, orientação internacional e engajamento regional), o modelo europeu apresenta os resultados de forma visual, com cores que variam de acordo com a performance, permitindo uma análise clara dos pontos fortes e fracos da instituição. Porém, embora tenha sido inspirada pelo U-Multirank, a avaliação multidimensional brasileira tem uma metodologia própria, ajustada aos objetivos específicos da Avaliação Capes. 

Como funcionará o novo modelo de Avaliação Multidimensional da Capes na Quadrienal 2021-2024?

O novo modelo de Avaliação Capes dos Programas de Pós-Graduação da Quadrienal 2021-2024 analisará os 4.062 programas de mestrado e doutorado em atividade, com base em cinco quesitos fundamentais, conferindo uma nota independente a cada dimensão. Dessa forma, um programa pode receber nota 5 em uma dimensão e nota 3 em outra, por exemplo. 

Veja abaixo quais são as 5 dimensões da Avaliação Multidimensional:

  1. Ensino e Aprendizagem: avaliação da qualidade do ensino oferecido, envolvendo métodos pedagógicos, estrutura curricular e formação discente.
  2. Internacionalização: avaliação da capacidade do programa em estabelecer parcerias internacionais, promovendo a mobilidade acadêmica e a internacionalização do conhecimento.
  3. Produção de Conhecimento: análise da produção científica dos docentes, levando em consideração publicações, patentes e outros indicadores de pesquisa.
  4. Inovação e Transferência de Conhecimento: avaliação da capacidade do programa em transformar conhecimento em inovação e em disseminá-lo para a sociedade.
  5. Impacto e Relevância para a Sociedade: análise do impacto das pesquisas e da relevância dos programas para a sociedade em geral.

Desse modo, a abordagem multidimensional passa a reconhecer que a excelência em pós-graduação não se limita apenas à pesquisa, mas abrange uma variedade de elementos que contribuem para a formação de profissionais altamente qualificados e o impacto positivo na sociedade.

Como melhorar o conceito de um programa de pós-graduação stricto sensu?

A Avaliação Capes dos Programas de Pós-graduação utiliza uma escala de notas que varia de 1 a 7, com cada conceito carregando significados específicos. Os conceitos 1 e 2 são considerados insuficientes. O conceito 3 corresponde a um desempenho médio, indicando um padrão mínimo de qualidade. Já os conceitos 4 e 5 indicam um desempenho entre bom e muito bom, enquanto os conceitos 6 e 7 são equivalentes aos padrões internacionais de excelência.

Avançar de conceito depende de vários fatores, mas a qualidade, clareza e rigor das informações apresentadas na Coleta Capes desempenham um papel fundamental nesse processo. Portanto, é importante que, antes de iniciar o preenchimento da Coleta Capes, a instituição de ensino se familiarize com a Ficha de Avaliação das áreas de interesse do programa. 

Em seguida, é necessário utilizar dados estatísticos para demonstrar a evolução do Programa de Pós-graduação ao longo do período. Isso pode ser feito anexando documentos à Coleta Capes, evidenciando a solidez do programa.

Acompanhamento dos indicadores

A importância do acompanhamento dos indicadores de desempenho dos PPG durante o processo de avaliação quadrienal é fundamental para garantir a qualidade e promover melhorias contínuas. É essencial conhecer as regras de avaliação de cada área para compreender como será feita a avaliação e quais aspectos serão considerados.

A análise objetiva e comparativa dos indicadores de cada programa, com base nos dados fornecidos, permite avaliar o desempenho ao longo do tempo. Fazer comparações com avaliações anteriores do próprio programa é importante para identificar melhorias ou declínios nos índices avaliados.

Além disso, é relevante realizar comparações com outros programas, uma vez que a Avaliação Capes dos Programas de Pós-Graduação é comparativa. Essa análise permite identificar referências de desempenho e áreas que podem ser aprimoradas.

Além de avaliar o desempenho geral do programa, é igualmente importante conhecer o desempenho individual dos docentes que compõem o programa. Ter a capacidade de realizar análises detalhadas e identificar quais docentes permanentes contribuem positiva ou negativamente para cada índice é essencial. Isso permite definir estratégias para melhorar o desempenho, identificar pontos de melhoria individuais e estabelecer regras de credenciamento dos docentes no programa.

Adoção de tecnologias contribui para o processo

Melhorar o conceito de um Programa de Pós-graduação requer um esforço contínuo e estratégico. Uma das maneiras mais eficazes de atingir esse objetivo é contar com uma solução eficiente para o acompanhamento dos indicadores do programa. Isso envolve identificar como cada docente do programa colabora com a formação dos indicadores, acompanhar a evolução desses indicadores ao longo da quadrienal e realizar benchmarking com outros programas para identificar boas práticas.

Uma solução que se destaca nesse contexto é o Stela Experta©-PG. Essa ferramenta permite não apenas acompanhar os indicadores de forma detalhada, mas também realizar simulações de alterações no quadro docente ao longo da avaliação. 

Após uma análise criteriosa das fichas de avaliação das 49 áreas, bem como, dos últimos dois quadriênios do sistema de avaliação Sucupira, foram identificados mais de 500 indicadores relevantes. Inicialmente, foram selecionados aqueles amplamente utilizados pela maioria das áreas de avaliação. 

Atualmente, o Stela Experta©-PG apresenta um conjunto de 150 indicadores de desempenho, agrupados em diversas categorias, tais como Produção, Orientação, Discentes, Docentes, Turmas e Disciplinas. Isso possibilita que os coordenadores de programas tomem decisões informadas para aprimorar o desempenho e a qualidade de seus programas.

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Módulo Pós-Graduação: Solução para avaliar e acompanhar a performance dos PPGs da Instituições de Ensino Superior no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Capes. A partir dos dados da Plataforma Sucupira, possibilita que o gestor realize benchmarkings entre os PPGs da IES e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.

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